Direito Comercial

STARTUP E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Se você está desenvolvendo algum produto inovador com potencial de escala ou já possui uma empresa constituída que traz tecnologias ao mercado, você precisará de uma equipe jurídica para auxiliá-lo(a).

Muitas startups acabam não atingindo seu potencial por questões estruturais, societárias, de produto, mercadológicas, de gestão e regulamentação, e nesses momentos que a governança corporativa entra em cena, ajudando a empresa a caminhar mais longe e com menor risco.

Brevemente, a startup passa por etapas evolutivas, como: 1) ideação do negócio, onde se desenvolve a ideia, o conhecimento do problema de mercado e a solução; 2) validação, onde é feito o ‘’MVP’’ e testado o produto, o modelo de negócios e o mercado; 3) tração, onde o alvo é a conquista de clientes e aumento de faturamento e; 4) escala, onde a empresa já está estabelecida e necessita crescer rapidamente.

A governança corporativa vai evoluindo a depender da fase em que a empresa ou projeto se encontra, seguindo pilares de estratégia e sociedade, time e recursos, propriedade intelectual e tecnologia, processos e contabilidade.

Na fase de ideação do negócio, a governança irá estruturar as obrigações e responsabilidades dos sócios, remuneração, dissolução da sociedade, contribuição e demais alinhamentos.

Já na fase de validação, a empresa será constituída, organizando então, o papel dos empregados, a relação com parceiros e clientes, além de estabelecer os direitos e deveres dos sócios e mentores.

Quando a startup chega na fase de tração, há de se estruturar o conselho (consultivo ou de administração), a fim de definir como se dará a tomada de decisão, além de consolidar o controle do negócio.

Por fim, na fase de escala, serão consolidadas as práticas especificadas nos estágios anteriores, buscando a prosperidade continuada do negócio.

A governança corporativa ainda vai muito além e cada empresa deverá ser analisada conforme o modelo de negócios e o momento em que se encontra.

Não deixe que os pilares de sua startup estejam mal estruturados. Busque profissionais que possam auxiliá-lo(a) a alavancar valor e caminhar mais longe com segurança.

 

 

Autor: Augusto Destro Teixeira

Data: 04/11/2019

Imagem: moneyradar.com.br